Manual do aluno

É sempre uma grande motivação começarmos um novo ano letivo. Sentimo-nos orgulhosos em podermos participar da formação educacional de seu filho (a).

Estamos certos de que o futuro se constrói passo a passo, diariamente e com determinação no cumprimento de todas as atividades propostas pela escola.

Temos como meta proporcionar uma escola que prepare nossos alunos para viverem no mundo de hoje, com responsabilidade social.

Apresentamos neste Manual informações e normas da escola,.

O Centro Educacional Recriando, está no mercado comprometido com uma educação de excelência. Visando sempre o aluno como principal condutor do seu conhecimento.

Hoje a escola oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.

O Geração Recriando privilegia o ensino, enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando, para isso, os conteúdos curriculares e os temas de projetos específicos do Colégio.

Preocupamo-nos em despertar em nossos alunos o temor a Deus, o senso crítico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto no trabalho.

Missão

Assegurar um ensino de qualidade, formando cidadãos tementes a Deus, críticos, conscientes e participativos, capazes de interagir e intervir na realidade de sua sociedade.

Visão

Ser uma Instituição de referência em educação, reconhecida pela sua inserção na comunidade escolar.

Direitos e deveres dos alunos

São direitos dos alunos:

  • Assistir às aulas dos cursos em que estejam matriculados;
  • Usufruir de todos os benefícios educativos e socais que a escola proporciona;
  • Ser tratado com compreensão em um espírito de diálogo.

São deveres do aluno

  • Acatar as ordens emanadas pelas autoridades competentes, manifestando respeito à equipe de professores da escola;
  • Ser pontual e assíduo nas atividades escolares, (no caso de atraso o aluno só poderá entrar no 2º tempo, tomando ciência de que no quarto atraso consecutivo o mesmo só poderá entrar com a presença do responsável;
  • Colaborar com a Direção na conservação do ambiente e asseio  do material didático.;
  • Respeitar os colegas, manifestando-se sempre com cordialidade e simpatia.
  • Compor o uniforme escolar apenas com peças aprovadas pela Direção e disponibilizadas nos locais de vendas autorizados pela escola;
  • Apresentar nas atividades escolares, todo material solicitado de acordo com quadro de horário de disciplina do aluno. No caso de não cumprimento poderá ocasionar em sansões disciplinares;
  • Observar os horários de entrada e saída;
  • Responsabilizar-se por seus materiais;
  • Manter seu local de trabalho, classe e dependências da escola, organizados e limpos;
  • Frequentar as aulas devidamente uniformizado;
  • Não usar boné, gorro ou touca nas dependências da escola,
  • Entregar diariamente aos responsáveis os comunicados e circulares encaminhados pela escola,
  • Não mascar chicletes, balas ou qualquer outro alimento em sala de aula, (salvo o consumo de água)
  • Permanecer em sala de aula, em seus lugares durante a troca de professores;
  • Não prejudicar o desenvolvimento de alguma atividade escolar com atitudes e ações inadequadas ao ambiente escolar;
  • Ter relacionamento respeitoso e civilizado, portanto, não xingar, apelidar, discriminar colegas, professores, funcionários, coordenação e direção;
  • Comportar-se adequadamente nas dependências escolares: não correr, gritar, e prejudicar o andamento das aulas.
  • Resolver suas diferenças adequadamente não usando agressão física  ou outra de qualquer natureza;
  • Pedir autorização aos responsáveis (professor) para sair da sala.
  • Não promover qualquer atividade comercial ou distribuir comunicados sem autorização da direção;
  • Não usar quaisquer aparelhos eletrônico (celular) em sala de aula em conformidade com a Lei no   4734, podendo a Escola recolher o objeto e retê-lo na instituição até que o responsável o retire mediante assinatura de não conformidade com as regras estabelecida na Escola;
  • Não divulgar negativamente, por qualquer meio de publicidade e comunicação (redes sociais) que envolvam direta e indiretamente o nome do colégio, professores, funcionários e alunos,
  • Cuidar do patrimônio escolar – podendo o responsável arcar com prejuízos financeiros.

Serão  consideradas graves violações de disciplina:

  • O desrespeito às autoridades;
  • A depredação ou dano à propriedade alheia ou da escola;
  • Agressão física aos colegas;
  • Atos que caracterizem bullying.

E outras não previstas nesse regimento.

Sanções Disciplinares

A aplicação de sanções disciplinares visa prevenir e evitar o descumprimento de deveres e obrigações previstas por leis e normas regimentais, garantindo a normalidade e regularidade do funcionamento da escola.

Conforme a gravidade da falta praticada, bem como o histórico do aluno, serão aplicadas as seguintes medidas na respectiva ordem:

Advertência verbal; com anotações em instrumento próprio da escola,

Advertência por escrito; em instrumento próprio do colégio e encaminhado aos responsáveis,

Suspensão da aula ou atividade – comunicado via agenda ou telefone e registro no livro de ocorrência.

Suspensão do(s) dia(s) letivo(s); Em caso de prova o aluno fará a 2ª chamada em data e horário previamente combinado com a coordenação,

Em caso de agressão física o aluno será suspenso das atividades escolares automaticamente  independente de ter advertências anteriores.

Matrícula poderá ser condicionada, a avaliação com a equipe técnica pedagógica e direção.

Matrícula/ solicitação de cancelamento de matrícula

  • É dever do responsável do aluno ao requerer renovação da matrícula, desistência, cancelamento de matrícula ou expedição de documentos, estar em dia com pagamento de suas obrigações contratuais, até o mês que apresentar o requerimento de baixa de matrícula.
  • A matrícula será feita anualmente mediante requerimento dirigido ao Diretor, firmado pelo responsável.
  • Ao assinar o requerimento de matrícula, os pais ou responsáveis aceitam e se sujeitam a disposição deste manual na qual tomam conhecimento:
  • Em hipótese alguma são devolvidos os documentos referentes estritamente á vida escolar do aluno, e que por força de determinação legais deste podendo em caso de necessidade, serem fornecidas segundas vias ou cópias mecânicas desde que o interessado custeie as despesas.

Inclusão

O Centro Educacional reserva de acordo com a lei 1% do total de alunos matriculados na instituição para atender os alunos em seu pleno desenvolvimento. Podendo a escola solicitar laudos e acompanhamento multidisciplinar que avaliar necessário.

Material didático

A relação de material didático é apresentada aos pais/responsáveis no início de cada ano. Compete ao aluno trazer todo o material solicitado pelos professores, para que possa desenvolver seus estudos e atividades.

Todo o material didático e paradidático trazido para a escola deverá ter a identificação do aluno e é de sua total responsabilidade.

Uso do uniforme

O aluno deverá estar uniformizado diariamente, e o não cumprimento ocasionará em sanções disciplinares regulamentadas no regimento escolar.

O uniforme é um importante elemento de identificação dos nossos alunos, consequentemente, de segurança, razão pela qual o Centro de Educação Recriando enfatiza a importância de seu uso diário. Solicitamos a identificação do uniforme, com a gravação do nome do aluno e é de sua total responsabilidade.

Também é obrigatório o uso de uniforme, pelo aluno, durante as aulas de Educação Física, nas práticas extracurriculares e na participação em eventos ou excursões programadas pela escola. Em caso de uso inadequado o responsável será solicitado a comparecer à escola para prestar esclarecimento ao não cumprimento desse manual.

Uniforme Oficial – solicitar o endereço do fabricante na secretaria do colégio.

 

Uniforme Educação Infantil

Blusa branca e short verde com o logo da escola

Casaco do colégio ou cinza sem nenhum tipo de desenho ou aplique, tênis branco ou preto ou sandália preta ou branca. Não é permitido calça jeans.

Uniforme do 1º ao 5º ano

Blusa cinza e short verde com o logo da escola

Uniforme de frio casaco e calça cinza do colégio ou cinza sem nenhum tipo de desenho ou aplique, tênis preto ou branco.  Não é permitido calça jeans.

Uniforme do 6º ao 9º ano

Blusa cinza com o logo da escola e bermuda verde com a logo.

Na ausência do uniforme oficial os alunos poderão usar no lugar da bermuda calça jeans azul.

Uniforme de frio. Na ausência do uniforme oficial o aluno poderá usar casaco de moletom cinza ou preto aberto na frente sem nenhum tipo de logo, desenho ou aplique.

Tênis preto ou branco.

O uniforme do colégio é comercializado fora da escola e o responsável deverá procurar a secretaria para receber o endereço de compra.

ATENÇÃO!

O uso do tênis é obrigatório, não será permitido o uso de chinelos ou sandálias. Em caso de machucado, o pé saudável deverá estar com o tênis. A proibição do uso somente com recomendação médica por escrito.

Site da Escola

O responsável encontrará em nosso site fotos de eventos, lista de material, manual do aluno, calendário escolar e comunicados de eventos, avaliações entre outros.

Horário de funcionamento da secretaria

De 7h às 18h – de segunda a sexta-feira.

Atenção!

Declarações deverão ser solicitadas a secretaria com 24h de antecedência.

Histórico escolar após solicitação a entrega será no prazo de  30 a 45 dias.

Horário dos segmentos:

Educação Infantil

  • TURNO: Manhã – 8h  às 12h
  • TURNO: TARDE –   13h15min  às 17h15min

Fundamental  I

  • TURNO: Manhã – 7h e 30 min   às 12h
  • TURNO: TARDE –   13h às 17h30min

Fundamental  II

  • TURNO: Manhã – 8º ano -7h às 11h 40min – 9º ano: 7h  às 12h 20min
  • TURNO: TARDE –   6º  e 7º ano: 12h e 40 min. às 17h e 20 min.

Funcionamento geral dos Segmentos

Educação Infantil

Adaptação

A entrada da criança, principalmente na Educação Infantil, ou ainda o seu retorno, após uma fase de afastamento, marcam uma etapa que denominamos Período de Adaptação.

Nesse período, encontramos algumas crianças que nunca frequentaram escola, e outras precisam se acostumar novamente a ela, bem como às mudanças em sua rotina. Sendo assim, terão de adquirir, aos poucos, a capacidade de se acomodarem (ou reacomodarem) a um novo ambiente e às pessoas (adultos, crianças, ambiente físico).

A reação de cada criança à separação dos pais e ao contato com esse ambiente é muito particular. Algumas se adaptam mais rapidamente, chorando pouco e apresentando pequena ou nenhuma alteração em nível de choro, afetividade, segurança, etc. Outras crianças requerem procedimentos individualizados e um período maior para adaptarem-se: choram com mais frequência e apresentam mudanças comportamentais. Entretanto, sabemos que as crianças tem capacidade de enfrentar mudanças e ajustar-se às mais diferentes condições ambientais.

No Período de Adaptação é importante que se dê à criança o tempo suficiente para a formação de um vínculo afetivo com os adultos da escola.

Observamos que os adultos responsáveis apresentam condutas diferentes diante das reações dos filhos. Podem ficar tranquilos e confiantes na adaptação de seu filho e nos profissionais que o acompanham ou, contrariamente, ficarem ansiosos, inseguros e com dúvidas em relação ao acompanhamento realizado e á capacidade de seus filhos de se adaptarem.

O seu tipo de conduta é muito importante, pois é percebida pela criança e afeta muito sua adaptação.

Por isso, o sucesso dessa fase está ligado a vários fatores, entre os quais se pode destacar: confiança e estado emocional do adulto que traz a criança; a persistência no processo; a assiduidade da criança e a forma como é planejada a separação.

A experiência tem mostrado que quanto mais gradativo for o afastamento da criança em relação à família e sua inserção num ambiente novo, menores serão os transtornos emocionais para as crianças e seus pais. Qualquer dúvida ou insegurança nos procure imediatamente.

Currículo na educação Infantil

O programa da educação infantil procura oferecer à criança experiências consideradas benéficas e adequadas aos alunos.

O currículo se desenvolve num projeto, integrando unidades de vivência, ou seja, um conjunto de estímulos que se desencadeiam a partir de um fato gerador.

Contamos com material audiovisual e histórias pertinentes aos temas desenvolvidos, bem como material multissensorial, assim como material didático escolhido pela equipe pedagógica

Dia da novidade/brinquedo

O dia referente às novidades será comunicado em reunião de pais. Lembrando que os alunos não deverão trazer brinquedos caros ou tecnológicos, que apresentem riscos de danificação e manuseio do aluno com o mesmo.

Critério de organização das turmas:

Maternal I – crianças de 2 anos

Maternal II – crianças de 3 anos

Pré I- crianças de 4 anos

Pré II- crianças de 5 anos

Avaliação na Educação Infantil

Na Educação Infantil a avaliação é um processo contínuo, no dia a dia, em relatórios descritivos semestrais, ou seja, não serão avaliados por instrumentos de prova.

Lembre-se, não há receita, cada criança se desenvolve no seu ritmo, portanto, crianças de uma mesma sala podem ter a mesma idade, mas estarem em níveis diferentes de conhecimento, em diferentes aspectos. Vale lembrar que deve ser observada a evolução de cada um.

Ensino Fundamental

1º ao 9º ano

O ano letivo é dividido em quatro bimestres. Em cada um deles, os alunos realizam provas mensais:

P1 valendo 7,0 pontos

P2 valendo 10,0 pontos

P3 valendo 3,0 pontos que poderão ser avaliados por eventos, trabalhos entre outros.

Avaliação descritiva – Ela acontece em conselho de Classe COC – onde o aluno é avaliado individualmente. Abaixo os critérios da Avaliação Descritiva.

 

Legenda

 

 

B– Bom

R – Regular

I – Insuficiente

 

 

Assiduidade e pontualidade– Frequenta as aulas sem faltas (mesmo as abonadas), é pontual na entrada e saída (incluindo retorno do recreio). Cumpre as datas previamente estabelecidas para entrega de trabalhos e outras avaliações.

Responsabilidade – Traz o material correto e completo às aulas, além de mantê-los organizados e em bom estado de conservação. Comparece devidamente uniformizado.

Participação e interesse – colabora com ambiente em sala de aula propício à aprendizagem. Tem iniciativa na busca de soluções de suas tarefas. Participa com empenho das aulas e trabalhos. Ouve com atenção a explicação. Demonstra interesse e prontidão.

Conhecimento e raciocínio – Mobiliza saberes de forma a enriquecer as discussões. Desenvolve uma linha de raciocínio coerente ao assunto abordado.

Sociabilização e atitudes – Comporta-se de acordo com as normas da escola ( respeita colegas, professores  funcionários) Se preocupa em manter o espaço limpo e organizado. Zela pelo estado e conservação dos móveis, utensílios e ambiente escolar.

CONCEITOS

B – Acima de 98%

R- entre75% e 98%

I – até 74%

0,2

0,1

0

 

 

 

 

Segunda Chamada

Em caso de falta nos dias de provas, o responsável deverá comparecer à secretaria no período de 24h para justificar a falta e fazer a solicitação de segunda chamada.

Aprovação/Recuperação/Reprovação

O aluno será considerado aprovado se obtiver média bimestral mínima igual a 7,0 (sete) em todas as disciplinas com somatório de 28 pontos com frequência mínima de 75%.

O não cumprimento da frequência escolar (75%) conforme a lei vigente, o aluno estará automaticamente reprovado.

P1+P2+P3   = MB (média bimestral)

        2

Recuperação paralela Semestral

1º semestre – O aluno que não alcançar a média semestral de 14 pontos fará uma prova para recuperação. Em caso de nota maior a mesma substituirá  a menor nota do semestre.

2º semestre – O aluno que não obteve média igual ou superior a 7,0 (sete), somando um total de 28 pontos anual fará prova para complementação da pontuação.

Obs.: os alunos do 1º ao 5º ano precisarão alcançar média maior ou igual a 7,0

Prova Final

Após a recuperação, o aluno que não tiver completado o somatório de 28 pontos em cada disciplina, terá direito a fazer prova final em 4 disciplinas.

Na prova final os alunos terão as notas anuladas e será aprovado caso obtenha nota igual ou superior a 5,0.

O aluno que não conseguir a média maior ou igual a 5,0, estará reprovado.

Obs.: Os alunos do 6º ao 9º ano poderão avançar para série seguinte com dependência em duas disciplinas.

Dependência

As aulas de dependência iniciarão no mês de março e terminarão em agosto. O resultado será divulgado na primeira quinzena de setembro.

Regras específicas para aprovação:

1- Pontualidade na entrega de trabalhos

2- Frequência igual ou superior a 75%

3- Média igual ou superior a 7,0

Prova/ Boletim

Provas P1- serão entregue via agenda do aluno. Os boletins e provas 2 só  serão entregues na reunião bimestral  de Pais e Mestres ou na secretaria da escola. Não podendo o responsável comparecer o mesmo deverá solicitar um adulto que o faça.

Entrada e saída dos alunos

A entrada e saída dos alunos fora do horário regular são desaconselhadas pela equipe técnico-pedagógica, por apresentar perda de conteúdo. Em caso de extrema necessidade o responsável deverá encaminhar a solicitação via agenda. O responsável deverá comparecer a secretaria para liberação do aluno.

O mesmo procedimento é exigido caso ele vá embora com pessoas que não as habituais e autorizadas.

O aluno que permanecer na escola após o horário de saída será cobrada uma taxa extra.

Transporte escolar

O Recriando não dispõe de transporte escolar próprio, por tanto não se responsabiliza pelos que realizam e nem de como fazem.

Agenda Escolar/Circulares

Os alunos do Centro educacional Recriando devem adquirir e usar a agenda escolar. Nela serão anexado todas as circulares. Solicitamos aos pais/responsáveis que consultem diariamente essa agenda, observem os comunicados dos professores ou da coordenação/direção e a assinem, para que tenhamos certeza de sua ciência.

Doenças / Remédios e outros procedimentos

A escola deve ser informada quando o aluno tiver qualquer alteração, assim como qualquer doença infecto contagiosa, para que possamos tomar as medidas necessárias, inclusive de higiene e comunicação, se necessário, a outros pais.

  • Alunos febris não devem ser mandados para a escola.
  • A escola não pode ministrar nenhum tipo de medicação, exceto com receita médica e dosagem.
  • Machucados leves, o procedimento será: Limpeza, seguido de relato ao responsável.
  • Casos mais sérios a escola avisará ao responsável e prestará os primeiros socorros.

Qualquer informação o responsável deverá registrar na agenda. Em caso de febre e vômitos o responsável será comunicado pela escola.

Objetos de valor

Os mesmos não devem ser trazidos. Não nos responsabilizamos por dinheiro que as crianças venham a trazer para a escola.  Qualquer valor deverá ser entregue pelo responsável na secretaria. Também não nos responsabilizamos por brinquedos ou aparelhos eletrônicos.

Comemorações de Aniversários

Apenas para Educação Infantil. O responsável poderá fazer a comemoração, mas sem  exageros, e com a presença de te dois responsáveis no horário do recreio, devendo ser feita uma solicitação com no mínimo de 72 horas, para saber se a data está disponível.

(Os alunos do 1º ao 5º ano só poderão ter um bolo com refrigerante, que será partido no horário do recreio sem a presença  do responsável.) Informar com antecedência de 72hs, não podendo ser em dias de provas/revisões.

Passeios

As excursões serão feitas sob orientação pedagógica, em transporte contratado (com preço rateado entre os alunos).

Os alunos só participarão das excursões mediante autorização assinada pelo responsável e devidamente uniformizados. A hora da saída e retorno à escola será informada aos responsáveis.

Educação Especial

Será atendido 01 aluno por turma visando o pleno desenvolvimento do educando, de acordo com nosso Regimento Interno.

Em caso de dúvidas sobre situações que não foram especificadas neste Manual, entre em contato direto com a equipe da escola para que possamos ajudá-los.

Equipe Recriando